O e-mail como o conhecíamos morreu! Viva o e-mail marketing!

O e-mail como o conhecíamos morreu! Viva o e-mail marketing!

O e-mail como o conhecíamos morreu!  Viva o e-mail marketing!

A evolução tecnológica tem sido de tal forma que, nas últimas décadas e em termos empresariais, aparecem constantemente novas formas e oportunidades de alcançar os consumidores. O marketing digital é hoje uma estratégia incontornável em qualquer plano de Marketing para conquistar potenciais clientes / consumidores. Com o crescente acesso e utilização da internet pela maioria da população mundial, é natural que a promoção e realização de negócios online seja cada vez mais procurada.

Apesar de muitos terem desvalorizado a importância dos e-mails, hoje em dia confirma-se ser o meio com melhor ROI para os marketers.

Os e-mails, como forma de comunicação, existem há décadas, desde a primeira mensagem de e-mail enviada em 1971. Ao longo dos anos, a World Wide Web evoluiu e cresceu e o e-mail marketing encontrou o seu lugar legítimo no mundo dos negócios.

É verdade que o email já foi sinónimo de caos: spams e mensagens com malwares inundavam as caixas de entrada. Mas o email evoluiu: filtros avançados e algoritmos sofisticados conseguem agora bloquear a grande maioria dessas armadilhas.

A tecnologia também melhorou a organização das nossas mensagens. Hoje há tags automáticas, por exemplo, que fazem com que encontremos qualquer email armazenado, não importa a data da mensagem. Para completar, pouca gente precisa se preocupar com espaço: hoje, os serviços de email oferecem vários gigabytes para armazenamento.

Apesar de aplicações como o WhatsApp, Messenger ou Viber terem vindo a substituir o e-mail nas conversas com os amigos, os e-mails continuam a revelar-se muito importantes.

Não é à toa que todos os smartphones disponibilizam o acesso aos diferentes e-mails do utilizador e uma grande percentagem dessas pessoas verificam a sua caixa de entrada de e-mail várias vezes por dia.

Para entender a importância e o papel que o e-mail marketing tem hoje em dia, eis algumas das estatísticas de e-mail marketing mais relevantes:

- Uma única pessoa envia e recebe mais de 200 e-mails por dia em média. (Radicati);

- Em 2015, o número mundial de utilizadores de e-mail foi de quase 2,6 bilhões. Até o final deste ano, o número de utilizadores de e-mail em todo o mundo vai aumentar para mais de 2,9 bilhões. (Radicati);

- 44% dos destinatários de e-mail fizeram pelo menos uma compra no ano passado com base num e-mail promocional. (Convença&Converta);

- A tecnologia de e-mail marketing é usada por 82% das empresas B2B e B2C. (Ascend2);

 - 74% dos comerciantes dizem que a personalização direcionada aumenta o envolvimento do cliente. (eConsultoria);

- E-mails segmentados e direcionados geram 58% de toda a receita. (DMA);

 - O e-mail é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou Twitter. (Campaign Monitor);

- Para cada $1 gasto, o e-mail marketing gera $38 em ROI. (Campaign Monitor);

- 83% dos comerciantes B2B usam newsletters de e-mail para marketing de conteúdo. (Instituto de Marketing de Conteúdo).

Estes dados confirmam o elevado potencial do e-mail marketing para chegar aos consumidores.

O objetivo do e-mail marketing é levar a mensagem para os utilizadores on-line, com uma abordagem personalizada, a fim de alcançar algo, como gerar uma venda, obter visitantes, incentivar downloads, etc.

Naturalmente, é muito mais complexo que um simples envio de uma mensagem. É necessário incentivar a sua abertura, explorar como é que os consumidores estão a interagir com o e-mail, se o encaminharam, clicaram nos links, etc.

O e-mail corporativo é uma excelente forma de promover um produto ou serviço já que, através dele, tem a garantia de atingir um público-alvo massivo. E se considerarmos que as contas de redes sociais aumentam de dia para dia, incluir links para as redes sociais da sua empresa na assinatura de e-mail é outra excelente forma de se aproximar dos seus stakeholders.

Existem já inúmeras soluções de assinatura de e-mail e serviços que atendem a todos esses requisitos.

Dê uma vista de olhos no nosso site para obter mais informações sobre o Exclaimer, o gestor de assinaturas que a Rolling Space representa.