6 dicas de organização de tempo para pais atarefados

6 dicas de organização de tempo para pais atarefados

6 dicas de organização de tempo para pais atarefados

Se há coisa que nenhum pai gosta de ouvir de um filho, por mais justificações que tenha é: “Pai, nunca estás comigo!”

Para os pais com uma vida muito atarefada, aqui ficam umas dicas de como a tecnologia os pode ajudar a organizar melhor o tempo e aproveitar cada segundo ao lado dos filhos.

 

1. Organize os seus horários


Pode parecer óbvio, mas ter uma agenda atualizada faz toda a diferença para ter uma vida mais organizada. E certamente não quer perder aquela reunião de pais ou acompanhar o seu filho ao médico!

Mantenha uma agenda atualizada com todas as datas e horários de reuniões, eventos, aniversários, consultas médicas e todos os compromissos que fazem parte do dia-a-dia.

Há várias aplicações grátis, como o Google Calendar ou Calendário que o ajudam a planear o seu dia.

Se você for do tipo que esquece até mesmo de consultar a agenda, é simples: basta ativar as notificações e não terá mais desculpas para atrasos e esquecimentos.

 

2 . Tome notas e faça listas de tarefas


Ter um dia mais produtivo que deixe tempo livre para usufruir dos filhos, passa sempre por fazer uma lista de tarefas a serem concluídas. Ou seja, criar prioridades e definir objetivos.

Caso na sua atividade profissional existam tarefas regulares, aproveite para automatiza-las, libertando-se para outras que exigem mais a sua atenção.

Uma aplicação como Agenda, além de gerir o calendário, permite-lhe tomar notas sobre o que está na agenda, numa linha temporal. E o melhor é que está disponível em português mas também em inglês, holandês, francês, alemão, italiano, espanhol, polaco, russo e chinês…
Como nem sempre o tempo lhe permite ler determinado artigo, ou tem receio de perder uma ideia que lhe ocorreu, existem softwares como Google Keep e Evernote que ajudam a guardar a informação.

 

3. Use a nuvem!


Por mais receio que ainda possa ter, é cada vez mais claro que o armazenamento em nuvem (ou cloud computing), além de seguro, permite-lhe trabalhar em qualquer lado, seja em que dispositivo for.
Dessa forma, pode manter a eficiência na gestão da sua atividade e partilhar informação controlada com a sua equipa de trabalho, sem comprometer a segurança de dados.
Google Drive e OneDrive são duas opções acessíveis e excelentes.

 

4. Não abuse da multitask e delegue tarefas!


Apesar de acreditar que, ao estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo, está a adiantar trabalho, está comprovado que não é assim: a multitarefa pode reduzir até 40% da produtividade. Ou seja, ao fazer várias tarefas ao mesmo tempo, demora muito mais a completar cada tarefa, do que se tivesse a fazer uma de cada vez.
Assim sendo, delegue as tarefas! Não caia na tentação de querer fazer tudo pois, ao fazê-lo, pode prejudicar a qualidade do seu trabalho, além de aumentar o nível de stress e ansiedade.

Existem várias aplicações que ajudam nesta matéria e uma das mais conhecidas é a Trello: esta aplicação é também muito usada a nível profissional, permite adicionar imagens, documentos e ficheiros. Mais do que uma app de organização é uma app de gerir equipas e produtividade.

Se for advogado, recorra à Rolling Legal ou Rolling Trademarks para gerir de forma intuitiva e a partir de qualquer dispositivo, toda a sua atividade: controlo de despesas, controlo de processos, automatização e delegação de tarefas e muito mais!

 

5. Elimine as distrações do telemóvel


Quem nunca se distraiu com uma notificação do telemóvel, remetendo para uma rede social ou conversa num grupo de amigos?

Estas distrações podem acabar com o planeamento do dia e por isso já existem apps para bloquear apps e assim evitar a procrastinação, focar-se no trabalho que deve ser feito, deixando mais tempo livre para se dedicar ao seu filho!

O AppBlock é uma das melhores opções para aumentar seu foco pois com ele é possível evitar a abertura de redes sociais, jogos online no Android ou qualquer outro tipo de distração. Já o Block Apps permite criar diversos bloqueios diferentes, agendando a hora do início e do término, cancelando o seu acesso aos aplicativos bloqueados por um período de tempo.

 

6. Garanta a flexibilidade necessária para reunir

Poder realizar reuniões em qualquer lugar, permite-lhe agilizar o trabalho e aproveitar o tempo.

Com a Cisco WebEx, pode agendar, organizar e participar em qualquer conferência pela web, diretamente do seu tablet ou smartphone. A app permitir ainda a partilha de ficheiros e informações com todos quantos estejam ligados ao seu negócio e também entre o seu smartphone e o computador do escritório.

 

Mas nada adianta tentar ser extremamente produtivo, se isso significa não dedicar um tempo à família e aos amigos.

Reserve um tempo livre para si e para estar com os filhos pois é essencial para assegurar a sua saúde mental e estabilidade emocional, assim como a da sua família.

 

Feliz dia do pai